Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
A Rede Onco Vida foi idealizada para reunir pacientes, parentes, amigos médicos, profissionais e toda a comunidade interessada nas políticas de prevenção e tratamento do câncer.
Junte-se a nós e compartilhe suas dúvidas, experiências e contribua para o crescimento da Rede.
Registrar-se é muito fácil, basta preencher os campos para obter a sua nova conta.
Crie a sua conta
Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
Veja o que outras pessoas como você estão comentando na nossa comunidade.
Atualize o seu perfil, interaja com outras pessoas no seu mural e registre a evolução do seu tratamento e o seu estado de saúde.
 
Última atualização: quinta-feira, 31 de março de 2016 14:25:12
Dr. Enaldo Melo de Lima Atualizado em 31 de julho de 2014 Câncer de mama

Entrevista: Câncer de mama, prevenção e detecção precoce

Rede OncoVida: A mamografia é um método seguro? Podemos fazer mamografia sem medo?

Dr. Enaldo Lima: Sim ,a mamografia é um método seguro. Ela consegue reduzir a taxa de mortalidade em câncer de mama em cerca de 20%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu protocolos para a realização de mamografia conforme a idade da paciente.

A prevenção do câncer é aplicável hoje a cerca de 40%-60%  de todos os tumores malignos. No câncer de mama algumas medidas como controle do sobrepeso e obesidade, associado a atividade física pelo menos 5 vezes por semana e evitar terapia de reposição hormonal reduzem a incidência de câncer de mama em até 30% .

No Brasil ,18,8% da população  é obesa e 51,7% tem sobrepeso com 48,6% sendo sedentária, todas sendo passíveis de atuação nas medidas de prevenção primária do câncer de mama.

Rede OncoVida:  Quais são os caminhos para o rastreamento e detecção precoce do câncer?

Dr. Enaldo Lima: Há dois pilares na detecção precoce do câncer: educação para promoção do diagnóstico precoce e rastreamento. O reconhecimento de possíveis sinais do câncer podem levar ao diagnóstico precoce. Alguns sinais e sintomas como nódulos/ˮcaroçosˮ da mama  levam a suspeita de câncer. Diagnóstico precoce através do rastreamento é particularmente relevante em câncer de mama.

O rastreamento refere-se a exames simples na população sadia a fim de identificar aqueles que tenham a doença mas ainda não os sintomas. Exemplos incluem  rastreamento do câncer de mama utilizando a mamografia anual nas mulheres acima de 40.

Texto de opinião

Saiba mais sobre este assunto tirando suas dúvidas com os profissionais de saúde em nossa rede social. Clique aqui e acesse agora mesmo.

Publicado em 19 de maio de 2014 Atualizado em 31 de julho de 2014
Comentários desta publicação

  • BOM! A CADA VEZ QUE SE LÊ UM TEXTO SE ENRIQUECE NOSSOS CONHECIMENTOS,FOI O QUE ACABEI DE ADQUIRIR LENDO ESSE CONTEÚDO E VAI AI UMA ALERTA AS MULHERES BRASILEIRAS…SE CUIDEM PREOCUPEM-SE FAÇAM O EXAME MANUAL DAS MAMAS…SE TIVEREM DÚVIDAS PROCUREM UM MÉDICO ESPECIALISTA NO ASSUNTO.

    CLAUDECI MENEZES DE SOUSA MEIRA 13 de junho de 2014 às 3:30
  • Vai dar tudo certo, Luiza! Minha mãe teve a pouco tempo e correu tudo muito bem.
    Está ótima hoje! Desejo boas energias para sua sobrinha e toda família.

    Guilherme Naves 6 de junho de 2014 às 9:09
  • Ingrid Mendes

    Luzia,
    tudo vai correr bem.

    Ingrid Mendes 5 de junho de 2014 às 17:16
  • Exatamente no dia 20 de maio 2014 minha sobrinha fez uma cirurgia p retirar a mama, pois em janeiro recebeu o diagnóstico de um cancer, estamos atonito, apreenssivos porém confiantes q td vai dar certo.

    Luzia Conceição Dos Santos 26 de maio de 2014 às 21:04