Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
A Rede Onco Vida foi idealizada para reunir pacientes, parentes, amigos médicos, profissionais e toda a comunidade interessada nas políticas de prevenção e tratamento do câncer.
Junte-se a nós e compartilhe suas dúvidas, experiências e contribua para o crescimento da Rede.
Registrar-se é muito fácil, basta preencher os campos para obter a sua nova conta.
Crie a sua conta
Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
Veja o que outras pessoas como você estão comentando na nossa comunidade.
Atualize o seu perfil, interaja com outras pessoas no seu mural e registre a evolução do seu tratamento e o seu estado de saúde.
 
Última atualização: quinta-feira, 31 de março de 2016 14:25:12
Maria Helena Amorim Ribeiro Almeida (enfermeira) Atualizado em 29 de setembro de 2014 Câncer

Câncer na terceira idade

Segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, um em cada quatro homens, na faixa entre 60 e 79 anos, desenvolveram ou desenvolverão algum tipo de câncer. A estimativa para mulheres da mesma faixa etária é ainda maior: um caso a cada três mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a probabilidade das pessoas com mais de 65 anos desenvolver uma doença cancerígena  é 11 vezes maior do que pessoas com idade inferior.  Casos de tumores de colón, reto, estômago, pâncreas são mais comuns e entre os acometidos de 2/3 a 3/4 são idosos. Da mesma forma, mais da metade dos casos de tumor de pulmão e linfoma não-Hodgkin (neoplasia do sistema linfático) também ocorre em pessoas nessa idade.

 

Causas:

A explicação para o aumento da incidência do câncer na terceira idade está ligada ao “envelhecimento celular”. O envelhecimento das células faz com que elas fiquem mais propensas a sofrer mutações. Esse mesmo fenômeno diminui as chances de regeneração das células. Combinado a outros fatores de risco e condições, o processo de envelhecimento torna uma pessoa mais propícia a desenvolver algum tipo de câncer.

 

O que fazer para prevenir o câncer:

O aparecimento do câncer pode estar relacionado aos estilos de vida e hábitos que o paciente tem ao longo de sua vida. Uma boa dica de prevenção é combater ou reduzir os fatores de risco, seguindo as recomendações médicas e orientações de saúde.

Saiba mais sobre este assunto tirando suas dúvidas com os profissionais de saúde em nossa rede social. Clique aqui e acesse agora mesmo.

 

Publicado em 1 de abril de 2014 Atualizado em 29 de setembro de 2014
Comentários desta publicação