Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
A Rede Onco Vida foi idealizada para reunir pacientes, parentes, amigos médicos, profissionais e toda a comunidade interessada nas políticas de prevenção e tratamento do câncer.
Junte-se a nós e compartilhe suas dúvidas, experiências e contribua para o crescimento da Rede.
Registrar-se é muito fácil, basta preencher os campos para obter a sua nova conta.
Crie a sua conta
Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
Veja o que outras pessoas como você estão comentando na nossa comunidade.
Atualize o seu perfil, interaja com outras pessoas no seu mural e registre a evolução do seu tratamento e o seu estado de saúde.
 
Última atualização: quinta-feira, 31 de março de 2016 14:25:12
Rede OncoVida Atualizado em 12 de fevereiro de 2015 Notícias

Estudos apontam tomate como um grande aliado a prevenção do câncer de próstata

Da redação

A próstata, glândula sexual localizada na base da bexiga, tem como função principal produzir parte do liquido seminal que é expelido durante a ejaculação. Mas como qualquer parte do corpo humano, com o passar dos anos essa glândula vai ficando vulnerável a doenças.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer fatal entre os homens, só perdendo para o de pulmão. Estudos apontam que 15 a 20% da população masculina a cima dos 50 anos desenvolvem câncer de próstata.

Um alimento simples, de fácil acesso e muito consumido como o tomate, usado nas proporções corretas ajuda é muito na prevenção, é o que diz um estudo realizado em colaboração entre as universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, que analisou a alimentação e o estilo de vida de cerca de 20 mil britânicos com idade entre 50 e 69 anos.

Segundo os dados da pesquisa, homens que consumiam mais de 10 porções de tomate por semana seja na forma de suco ou saladas, reduziram o risco de câncer de próstata em 18%. Isso ocorre, por que o licopeno é o mais eficiente neutralizador de radicais livres de todos os carotenoides e é duas vezes mais eficiente que o betacaroteno. A atividade antioxidante poderosa do licopeno confere um alto grau de proteção contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar, por exemplo, no câncer de próstata. E a principal chave do mecanismo de ação do licopeno que é encontrado em tomates é a sua capacidade de atuar como um antioxidante, combatendo os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

Alimento com conteúdo de licopeno (mg/100g peso seco)

Tomate Fresco 3,1 – 7,74
Tomate Processado 11,21
Suco de Tomate Processado 7,83
Sopa de Tomate Enlatada 3,99
Pasta de Tomate Enlatada 30,07
Catchup 16,60
Melancia 4,10
Mamão Papaia 2,0 – 5,30


Com: BBC/ UOL: Neguyen & Schwartz

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 Atualizado em 12 de fevereiro de 2015
Comentários desta publicação