Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
A Rede Onco Vida foi idealizada para reunir pacientes, parentes, amigos médicos, profissionais e toda a comunidade interessada nas políticas de prevenção e tratamento do câncer.
Junte-se a nós e compartilhe suas dúvidas, experiências e contribua para o crescimento da Rede.
Registrar-se é muito fácil, basta preencher os campos para obter a sua nova conta.
Crie a sua conta
Bem vindo à Oncologia-EuSaúde
Veja o que outras pessoas como você estão comentando na nossa comunidade.
Atualize o seu perfil, interaja com outras pessoas no seu mural e registre a evolução do seu tratamento e o seu estado de saúde.
 
Última atualização: quinta-feira, 31 de março de 2016 14:25:12
Junia Brasil Atualizado em 14 de janeiro de 2015 Notícias

Pesquisa afirma que maioria dos tipos de câncer se manifesta ao acaso

Grande parte dos casos de câncer se manifesta “ao acaso” e não tem relação com seus fatores de risco. Pelo menos é o que afirma um estudo norte-americano publicado pelo jornal científico Science.  O estudo apontou que dois terços de todos os tipos de câncer analisados são originados de forma aleatória por mutações genéticas, independentemente do estilo de vida adotado pelo paciente.

O objetivo do estudo é compreender porque alguns tecidos do corpo humano são mais vulneráveis ao câncer que outros. Durante o levantamento, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg concluíram que a explicação para esse “fator aleatório” está na maneira como os tecidos do corpo se regeneram. As células mais velhas e desgastadas do corpo são constantemente substituídas por meio de células-tronco, que se dividem para formar novas células. No momento dessa divisão, acreditam os cientistas, ocorre uma elevação dos riscos de uma mutação perigosa acontecer, aumentando também o risco da célula-tronco se tornar cancerígena.

O ritmo da renovação celular varia de acordo com a região do corpo, ocorrendo mais velocidade no intestino e menos no cérebro, por exemplo. Para chegar ao resultando apresentado, os cientistas compararam o número de vezes que essas células se dividem em 31 tecidos do corpo durante a vida de um indivíduo com o índice de incidência de câncer nessas partes do corpo. A conclusão foi que dois terços dos tipos de câncer foram causados por mutações imprevisíveis durante o processo de divisão de células-tronco.

Os pesquisadores da organização Cancer Research UK, no entanto, fazem um alerta: Se por um lado o estudo aponta que o câncer pode se desenvolver “ao acaso”, por outro é extremamente importante investir em um estilo de vida mais saudável como forma de prevenção da doença.

Os fatores de risco também podem contribuir muito para expor o paciente ao risco de desenvolver doenças e manter a saúde em dia é essencial para minimizar esses riscos.

Saiba mais sobre este assunto tirando suas dúvidas com os profissionais de saúde em nossa rede social. Clique aqui e acesse agora mesmo.

Publicado em 13 de janeiro de 2015 Atualizado em 14 de janeiro de 2015
Comentários desta publicação